Açoriano Oriental
Povo da Colômbia apoia processo de paz e quer mudança
A chefe da diplomacia colombiana disse em Lisboa que a maioria da população do país apoia o atual processo de paz com a guerrilha e que o chefe de Estado colombiano visita oficialmente Portugal em meados de maio.
Povo da Colômbia apoia processo de paz e quer mudança

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

 

"A grande maioria dos colombianos quer a paz, estamos convencidos que é a voz da Colômbia que quer uma mudança e esperamos que a sua aplicação seja o mais rápido possível", assegurou a chefe da diplomacia María Ángela Holguín, no decurso de uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo Augusto Santos Silva após uma reunião bilateral.

O Governo do Presidente Juan Manuel Santos e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia concluíram no final de 2016 um acordo de paz, que está a ser aplicado, na sequência de um conflito armado com mais de meio século. Mais recentemente, foram iniciadas conversações de paz no Equador entre representantes de Bogotá e o Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda força da guerrilha no país latino-americano.

"Oxalá que quando o Presidente Santos termine o seu mandato em agosto de 2018 tenhamos uma paz com o ELN e assim uma paz completa para a Colômbia", disse a chefe da diplomacia.

"Em julho deverá ocorrer o desarmamento e o processo de reintegração dos guerrilheiros das FARC na vida civil e política do país. Continuaremos a trabalhar pela paz até 2018", precisou.

A ministra colombiana também confirmou que a visita oficial a Portugal do Presidente Juan Manuel Santos vai decorrer em maio mas "após a visita do papa Francisco a Fátima", sendo avançadas as datas de 16 e 17 de maio, ainda sujeitas a confirmação.

Nas declarações conjuntas, a María Ángela Holguín -- que escolheu Lisboa para se reunir com os 21 embaixadores que representam a Colômbia na Europa -- destacou o apoio do seu homólogo português ao processo de paz, sublinhando que "depois do conflito temos encontrado em Portugal um grande amigo e um parceiro muito importante".

Na resposta, Augusto Santos Silva salientou que o alcance do atual processo de paz, que "extravasa em muito a geografia colombiana".

"É um exemplo de que os conflitos, mesmo os mais críticos, os mais duradouros, podem ser resolvidos com o compromisso das partes e com negociações construtivas", frisou.

O ministro português recordou ainda participação do país no fundo fiduciário da União Europeia (UE) para o desenvolvimento rural na Colômbia, "um dos instrumentos mais importantes para o pós-conflito", e também na missão de observação e monitorização do processo de paz na Colômbia no quadro das Nações Unidas.

"Participamos com militares e oficiais da polícia nessa missão de observação e verificação conduzida pelas Nações Unidas".

Augusto Santos Silva definiu ainda as relações bilaterais como "excelentes do ponto de vista político" que sairão reforçadas com a próxima visita do Presidente da Colômbia a Portugal em maio, e ainda "excelentes do ponto de vista económico".

"A Colômbia é hoje um mercado muito importante para muitas empresas portuguesas, e também do ponto de vista cultural. A cooperação cultural entre os dois países é também muito rica e elevada", assinalou o ministro.

Por fim, Augusto Santos Silva congratulou-se a opção de Lisboa para os encontros diplomáticos de María Ángela Holguín com os seus embaixadores na Europa. "É um gesto de amizade muito importante que também agradeço publicamente".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados