Açoriano Oriental
Potencial do mar dos Açores em debate em conferência do AO
"O que fazer com o imenso mar dos Açores?" é o tema da segunda conferência do ciclo que o Açoriano Oriental (AO) vai promover ao longo de 2014.
Potencial do mar dos Açores em debate em conferência do AO

Autor: Ana Carvalho Melo
A conferência, coordenada por Rui Coutinho da Universidade dos Açores, terá lugar a 15 de abril no Anfiteatro C da Universidade dos Açores (UAç), em Ponta Delgada, a partir das 9h00. 

 

“Numa lógica de continuidade em relação às conferencias anteriores, em especial a dedicada ao mar, vamos abordar agora outras temáticas dado que se têm ouvido falar muito do mar mas há ainda muitas questões por esclarecer dado que apesar do seu grande manancial de recursos ainda existem muitas questões por responder”, afirmou o coordenador, salientando que questões como quem e como vão ser explorados os recursos do mar ou qual poderá ser o papel da Região nesse processo precisam de ser debatidas.  

 

Na terça-feira, os trabalhos vão iniciar-se com a intervenção de Gabriela Queiroz, do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, que vai abordar a geologia e o vulcanismo no mar.

 

Em seguida, a intervenção de Miguel Marques, da PricewaterhouseCooper & Associados, versando as tendências da economia do mar.

 

As questões legais e jurídicas do mar ficarão a cargo do especialista em Ordenamento do Espaço Marítimo Carlos Pinto Lopes. Já a professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Carla Amado Gomes, refletirá sobre a ação legal que interpôs os pescadores dos Açores contra o Estado Português.

 

A última participação será do contra-almirante Pires da Cunha, do Comando da zona Marítima dos Açores que vai falar de segurança marítima.

 

Esta conferência, moderada por Helder Silva (Departamento de Oceanografia e Pescas da UAç), que segundo Rui Coutinho contribuirá para a discussão e esclarecimento de muitas das questões abordadas. 

 

A conferência, aberta ao público em geral, será transmitida na rádio Açores/TSF e no Açoriano Oriental online com meios e tecnologia Portugal Telecom.

 

São patrocinadores deste ciclo de conferência: Portugal Telecom, Montepio e Grupo Bensaude.

 

A Universidade dos Açores, a Baker Tilly e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada são parceiros desta iniciativa que conta com o apoio do Grupo SATA.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados