Açoriano Oriental
Banca
Portugueses usam menos cartão de crédito
Os portugueses continuam a ser adeptos dos cartões de débito, enquanto o número e o recurso aos cartões de crédito diminuiu este ano, caindo para os valores mais baixos desde 2008, segundo um estudo da MasterCard.
Portugueses usam menos cartão de crédito

Autor: Lusa/AO online
O estudo, intitulado “Comportamento Financeiro dos Particulares em Portugal”, indica que “86,8 por cento dos portugueses com mais de 15 anos tem um cartão de débito" e que, do total de entrevistados, 95,6 por cento afirma usá-lo regularmente.

Face a 2010, o número de cartões de débito aumentou 0,4 por cento, sendo que 95,6 por cento dos detentores de cartão de débito admite usá-lo regularmente.

No entanto, os portugueses estão a evitar usar mais do que um cartão de débito: este ano o número médio de cartões utilizados pelos entrevistados foi de 1,42, contra 1,46 em 2010.

Os consumidores portugueses usam os cartões de débito sobretudo para as suas compras diárias de bens de consumo (82,9 por cento, face a 79,3 por cento em 2008).

Já a compra de roupa e calçado, que registou um crescimento contínuo entre 2008 e 2010, caiu quatro por cento este ano.

No entanto, a percentagem de uso dos cartões de débito decresceu em todas as categorias, sugerindo portanto uma ligeira contracção no consumo.

No que respeita aos cartões de crédito, o estudo indica que 30,6 por cento de todos os entrevistados tem um cartão de crédito, uma queda de 1,8 pontos percentuais face a 2010 (32,4 por cento).

No entanto, o uso de cartões de crédito também registou um decréscimo este ano.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados