Portugueses expõem "vivências pessoais" em Barcelona


 

Lusa / AO online   Nacional   14 de Jan de 2010, 14:30

Cerca de vinte artistas portugueses residentes em Barcelona exibem, na exposição “Luso in Cat”, que se inaugura esta noite na capital catalã, o olhar que têm sobre a arte e a cultura da Catalunha.
Raquel Martins, uma das coordenadoras do projecto, explicou à Lusa que, “Partindo do princípio que nunca um português expôs em Barcelona, era importante desenvolver um projecto de integração cultural entre Portugal e a Catalunha”, aproveitando o programa Inov-Arte do Ministério da Cultura.

Até ao próximo dia 30 de Janeiro, a Gracia Arts Project exibe as diferentes técnicas de expressão, designadamente fotografia, instalação, performance, ilustração e pintura.

Os criativos lusos convidados para participar nesta exposição compartilham “experiências pessoais vividas numa região tão multicultural e globalizada como a Catalunha”.

Durante a inauguração, agendada para esta noite, serão projectados no exterior da galeria imagens e vídeos sobre Portugal e os seus produtos típicos de artesanato.

Na exposição, entre outras coisas, “é possível desfrutar de uma fusão de fotografia e arte digital capaz de transmitir as semelhanças e as diferenças entre Portugal e a Catalunha” através de elementos identificativos parecidos, como a Torre de Belém e a Sagrada Família.

Música, contos, provas de vinhos e workshops sobre bijutaria em papel e cartão são algumas das actividades complementares que oferece a Luso in Cat.

Segundo Raquel Martins, o projecto, orçamentado em 1500 euros, depende exclusivamente de patrocínios, já que “somos uma associação sem ânimos lucrativos”.

Martins lamenta que a exposição Luso in Cat não tenha contado com o apoio do Consulado de Portugal em Barcelona.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.