Açoriano Oriental
Portugueses estão pouco esclarecidos sobre pneumonia
Os portugueses estão pouco esclarecidos sobre a pneumonia, desconhecem os sintomas e poucos sabem como preveni-la, sendo que apenas 5,4% da população está vacinada contra esta doença que mata, diariamente, uma média de 16 pessoas por dia.
Portugueses estão pouco esclarecidos sobre pneumonia

Autor: Lusa/AO online

O alerta consta de um comunicado da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), na Semana Europeia da Vacinação, que decorre de 22 a 26 de abril.

No documento, a SPP acrescenta que a pneumonia além de matar, em média, 16 pessoas por dia nos hospitais obriga ao internamento de 81.

«Os portugueses ainda estão pouco esclarecidos relativamente à pneumonia e às principais formas de prevenção», refere Carlos Robalo Cordeiro, presidente da SPP.

Num inquérito realizado no âmbito de uma campanha de sensibilização sobre a pneumonia realizada pela SPP, intitulada "Esquadrão da pneumonia", 96% dos inquiridos já tinha ouvido falar da doença, mas apenas 38,2% conhecia os sintomas. 71% afirmou não saber a diferença gripe e pneumonia e apenas 25,5% sabia como prevenir a doença.

No mesmo inquérito, realizado durante duas semanas a 1.021 pessoas, 7,6% dos inquiridos declarou já ter sofrido de pneumonia. Do total de inquiridos, apenas 55 (5,4%) estavam vacinados contra a doença.

A SPP alerta para o facto de a vacinação pneumocócica ser a melhor forma de prevenção contra a pneumonia assim como contra outras doenças como meningite e septicemia.

O inquérito foi realizado entre 12 e 26 de novembro de 2013 a 1.021 pessoas - 552 homens e 469 mulheres - com idades compreendidas entre os 16 e os 95 anos, nas cidades de Lisboa, Faro, Coimbra, Viseu e Matosinhos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados