Açoriano Oriental
Ciência
Portugal tem cinco cientistas por cada mil trabalhadores
O primeiro-ministro, José Sócrates, disse esta terça-feira em Guimarães que o investimento feito em ciência nos últimos quatro anos fez com Portugal tenha, actualmente, cinco cientistas por cada mil trabalhadores, um rácio próximo da média da União Europeia.
Portugal tem cinco cientistas por cada mil trabalhadores

Autor: Lusa/AO Online

"Pela primeira vez, em 2008 o Estado investiu um por cento da riqueza nacional em investigação científica", afirmou, sublinhando que o investimento governamental foi acompanhado pelo sector privado, "que ainda investiu mais".

O governante falava durante a cerimónia de inauguração do novo laboratório do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), localizado em Guimarães e que tem como missão "converter ideias em produtos".

No acto participaram o ministro da Ciência, Mariano Gago, o secretário de Estado da Indústria, Castro Guerra, o Governador civil de Braga, Fernando Moniz, o presidente da Câmara, António Magalhães, o Reitor da Universidade do Minho, Guimarães Rodrigues, o presidente da Escola de Engenharia, António Cunha e o director do PIEP, Rui Magalhaes.

José Sócrates lembrou que o investimento na ciência passa, ainda, pelo apoio dado ao doutoramento de 1.500 investigadores por ano, e pela atribuição de duas mil bolsas/ano para investigadores.

Disse ainda que a aposta na ciência foi feita "apesar do esforço de contenção orçamental" a que o Governo foi forçado, acentuando que, em 2006, ano em que o défice das contas publicas foi apenas de 2,6 por cento do PIB - "o menor de sempre em democracia" - , o sector da ciência viu aumentado o investimento público.

O primeiro-ministro ligou a aposta na investigação ao lançamento do Plano Tecnológico, que classificou como "um esforço colectivo, do Estado das empresas e das famílias, no sentido de modernizar o país".

O PIEP integra, com o Centro de Computação Gráfica e o Centro de Valorização de Resíduos, o pólo de Ciência da Universidade do Minho em Guimarães,

Criado em 18 de Abril de 2001, tem dado resposta às necessidades de investigação, desenvolvimento e inovação dos seus associados e clientes, com base em conhecimento diferenciado nos domínios tecnológicos estratégicos, materializando a vocação de desenvolvimento de «know-how» em estreita articulação com a indústria.

Com uma área de 3000 m2 e um investimento superior a 6,5 milhões de euros, as novas instalações situadas no Campus de Azurém, reúnem condições de excelência para o exercício da actividade de I&DT em parceria com a indústria nacional e estrangeira.

Em 2008, o PIEP registou um volume de negócios de 1,5 milhões de euros sustentado por um crescimento anual de 47 por cento.

Do seu conjunto de 41 associados fazem parte empresas ligadas à transformação de plásticos (e sectores afins), o IAPMEI, a Universidade do Minho e associações empresariais, e outras entidades públicas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados