Açoriano Oriental
Igualdade
Portugal sobe na lista mundial da igualdade de género
Portugal subiu do 46.º para o 32.º lugar na lista do Fórum Económico Mundial que avalia os países de acordo com a igualdade de género, uma melhoria que se deve em parte à maior presença das mulheres na vida política.
Portugal sobe na lista mundial da igualdade de género

Autor: Lusa/AO online
De acordo com o relatório do Fórum Económico Mundial hoje divulgado, Portugal inverteu a tendência de descida dos últimos anos e avançou 14 posições, graças à melhoria de indicadores como a participação na força de trabalho das mulheres e o número de ministras.

Em 2009, Portugal ocupava a 46.ª posição num grupo de 134 países desta lista que mede a igualdade através de um conjunto de indicadores como a participação económica e oportunidades, percurso académico, saúde e esperança de vida ou poder político.

Portugal está pior classificado em termos de saúde e esperança de vida (71.º lugar), onde se incluem o rácio de nascimentos por sexo e a esperança de vida saudável, mas alcançou a 32.ª posição no que diz respeito ao poder político (inclui mulheres no parlamento, mulheres em posições ministeriais e chefes de estado).

A Islândia está no topo da lista da igualdade de género, enquanto o Iémen ocupa o último lugar. A Espanha está na 11.ª posição.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados