Açoriano Oriental
Portugal só pouparia 10 ME em 2013 com redução da comissão de garantia dada à Grécia
O ministro das Finanças afirmou esta terça-feira que Portugal só pouparia 10 milhões de euros em 2013 se a redução da comissão de garantia aplicada à Grécia se aplicasse a Portugal e diz que isto é uma questão menor.
Portugal só pouparia 10 ME em 2013 com redução da comissão de garantia dada à Grécia

Autor: Lusa/AO online

"A ligeira melhoria das condições de financiamento do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira é uma questão menor. Se aplicada a Portugal, a redução da comissão de garantia do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, a única que é possível quantificar, daria uma poupança de 10 milhões de euros em 2013, crescendo para um montante máximo de 20 milhões de euros nos anos subsequentes", afirmou Vítor Gaspar.

O governante, que fala perante os deputados da comissão parlamentar eventual para acompanhamento das medidas do Programa de Assistência Económica e Financeira, fez questão ainda de distinguir Portugal da Grécia e diz que a melhoria das condições de financiamento de Portugal com os progressos feitos tem sido muito superior a esta possível aplicação a Portugal destas benesses.

"Portugal, senhores deputados, não é a Grécia. A melhoria das condições de financiamento vai conduzir a melhoria nas condições de financiamento na ordem dos 100 milhões de euros face ao previsto no segundo orçamento retificativo de 2012", afirmou o ministro.

"Na Europa, os interesses nacionais de Portugal são melhor defendidos de forma independente e de forma autónoma", defendeu Vítor Gaspar.

O ministro está na comissão para explicar os resultados da sexta avaliação do programa da 'troika', mas também foi chamado pelos deputados para explicar as declarações consideradas contraditórias na sequência da reunião do Eurogrupo onde foi alcançado o acordo para a Grécia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados