Açoriano Oriental
União Europeia
Portugal recebe grande parte dos 4,5 biliões de euros para investir no Atlântico
A comissária europeia para os assuntos Marítimos e Pescas disse que Europa previa gastar, entre 2007 e 2014, 4,5 biliões de euros no Oceano Atlântico, a que acrescem 16 milhões de euros para energias marítimas renováveis.
Portugal recebe grande parte dos 4,5 biliões de euros para investir no Atlântico

Autor: Lusa/AO online
"Grande parte desse valor da Comissão Europeia virá para Portugal", afirmou Maria Damanaki aos jornalistas durante a conferência do Atlântico, acrescentando "haver a perspectiva de que o montante, numa segunda fase, seja ainda mais elevado". Uma decisão a ser tomada nos próximos dias, referiu.

A responsável adiantou ainda que é fundamental para a Europa avançar com uma política de pesca responsável e sustentável e anunciou a criação de uma linha de crédito para projectos de aquacultura, disponível também para o nosso país.

Maria Damanaki, salienta que estas duas medidas têm por objectivo combater a elevada taxa de importação de peixe proveniente de países como a China e Vietname, que anualmente aumentam em 10 por cento a suas produções em aquacultura.

"Sessenta a 80 por cento do peixe que consumimos é importado. É uma situação que não podemos aceitar. É necessária uma reforma para avançar em direcção a uma pesca responsável. Além disso, iremos criar uma nova linha de financiamento para impulsionar projectos de aquacultura, disponível também para Portugal", afirmou a comissária.

Sobre a estratégia marítima apresentada pela Comissão Europeia para o Atlântico, Maria Damanaki adiantou que esta "vai aproveitar as especificidades do oceano e avançar com um plano concreto de acção" para "se obter um crescimento sustentável e a criação de mais emprego, muito importante nesta altura de crise".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados