Saúde

Portugal já recebeu 470 mil doses da vacina contra a gripe A

Portugal já recebeu 470 mil doses da vacina contra a gripe A

 

Lusa / AO online   Nacional   7 de Jan de 2010, 11:41

 Portugal recebeu até agora 470 mil dos seis milhões de doses de vacinas para a gripe A (H1N1) encomendadas, cerca de 70 por cento das quais já foram administradas, anunciou esta quinta-feira o director-geral da Saúde, Francisco George.
Os dados da campanha de vacinação indicam que até 05 de Janeiro foram administradas na rede de agrupamentos de centros de saúde 261 129 vacinas, correspondentes à imunização de 247 499 cidadãos, uma vez que foram dadas 13 630 segundas doses a crianças de idade inferior a 10 anos e a doentes imuno-deprimidos. No grupo C, foram vacinadas 73 750 crianças até aos 12 anos.

Francisco George estimou que o total de pessoas vacinadas seja de 320 mil, tendo em conta as vacinas administradas nos hospitais e a outros grupos profissionais.

No total foram utilizadas no Continente 67 por cento das doses disponíveis nos serviços.

Francisco George anunciou que dentro de uma a duas semanas poderá ser alargada a vacinação a outros grupos, de acordo com as propostas formuladas pela Comissão Técnica de Vacinação.

Até agora estava prevista a chegada de um milhão de doses, mas apenas chegaram 470 mil. A DGS deverá reunir-se hoje com o laboratório que fornece as vacinas para definir o plano de entregas para o início do ano.

Também presente na conferência de imprensa, a sub-directora-geral da Saúde, Graça Freitas, lamentou que as grávidas continuem a ser o grupo que menos tem aderido à vacinação.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.