Açoriano Oriental
ONU
Portugal gasta em saúde menos de metade que a Noruega
Portugal gasta menos de metade em serviços de saúde por pessoa do que os Noruegueses, que voltam a ocupar o primeiro lugar do ranking sobre bem-estar das populações realizado anualmente pelas Nações Unidas.

Autor: Lusa/AO online
Em Portugal, a despesa na saúde per capita em 2007 era de 2284 dólares anuais (cerca de 1600 euros), enquanto na Noruega este valor sobe para os 4763 dólares (cerca de 3340 euros). Mas são os americanos que investem mais neste sector: 7285 dólares (cerca de 5107 euros) em 2007.

Os números aparecem no Relatório de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, que este ano avaliou a situação de 169 países no que toca ao bem-estar das populações, colocando Portugal em 40º lugar no ranking. Portugal subiu um lugar em relação ao ano passado, mantendo-se no grupo dos países de “desenvolvimento humano muito elevado”.

Nos itens sobre o número de médicos e de camas para cada cem mil pacientes a realidade nacional é muito aproximada à dos que estão no topo da tabela: em Portugal há 34 médicos e 35 camas hospitalares, contra as 39 profissionais de saúde e 39 camas na Noruega.

Num outro quadro, que questiona a qualidade dos serviços de saúde, 64 por cento dos portugueses disse estar satisfeito.

O Relatório de Desenvolvimento Humano é publicado anualmente pelas Nações Unidas desde 1990 e avalia a situação dos países através do Índice de Desenvolvimento Humano, que pretende perceber o bem-estar de uma população.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados