Açoriano Oriental
Portugal foi o maior fornecedor de produtos a Cabo Verde em 2017

Portugal continuou a ser o maior fornecedor de produtos a Cabo Verde no ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), num ano em que as importações do país aumentaram.

Portugal foi o maior fornecedor de produtos a Cabo Verde em 2017

Autor: Lusa/AO online

Segundo os dados provisórios do comércio externo apurados pelo INE, no ano passado Portugal representou 42,9% do total das importações cabo-verdianas, uma diminuição em relação ao ano anterior, que foi de 46,5%.

A Espanha ocupou o segundo lugar na estrutura das importações de Cabo Verde com 12,6% do total, seguida de países como Itália (6,1%), China (5,4%), Países Baixos (4,6%), França (3,8) ou Bélgica (3,5%).

O continente europeu continuou a ser o principal fornecedor de produtos a Cabo Verde, com 78,8% do montante total das importações do país, contra 79% do ano anterior.

No ano passado, as importações de Cabo Verde aumentaram 16,1%, concluíram os dados provisórios do comércio externo do INE.

No período em análise, os produtos provenientes de África aumentaram 43,3%, tal como aconteceu com os da Ásia (22,2%) e América (5,2%), enquanto para o resto do mundo as importações do país diminuíram 9,9%, em comparação com ano anterior.

Relativamente às exportações de Cabo Verde, no período em análise diminuíram 19,1%.

Segundo o INE, mesmo tendo aumentado 5,9% em relação a 2016, no ano passado Portugal continuou a estar no segundo lugar dos países de destino dos produtos de Cabo Verde, com 24,8% do total.

A Espanha continuou a ser o principal país de destino das exportações de Cabo Verde, com 70,8% do total em 2017, concluiu o INE.

Tradicionalmente, a maior parte dos produtos exportados de Cabo Verde para Espanha estão relacionados com o setor pesqueiro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados