Açoriano Oriental
Portugal e Marrocos reúnem-se hoje em cimeira bilateral
Portugal e Marrocos vão reunir-se esta segunda-feira em Lisboa na XII cimeira Luso-Marroquina, depois de um interregno de cinco anos.
Portugal e Marrocos reúnem-se hoje em cimeira bilateral

Autor: Lusa/AO Online

 

As delegações dos dois países têm prevista uma reunião plenária de cerca de uma hora, que será antecedida por um encontro entre os chefes de governo de Portugal, Pedro Passos Coelho, e de Marrocos, Abdelillah Benkirane.

A cimeira bilateral, que pela primeira vez será realizada na capital portuguesa, terminará com uma cerimónia de assinatura de acordos de cooperação, com o relacionamento económico a ocupar lugar central.

Marrocos é o 4.º maior destino das exportações portuguesas para fora da Europa (depois de Angola, Estados Unidos e Brasil). Em 2014 as exportações de Portugal para Marrocos atingiram os 600 milhões de euros.

Os dois países pretendem criar um Observatório do Investimento para ajudar as empresas que queiram fazer parcerias e abrir mercados.

Para além do relacionamento económico, as questões de vizinhança na bacia do Mediterrâneo, nomeadamente o problema da imigração ilegal, são também fulcrais no relacionamento bilateral, com Portugal a partilhar atualmente com Marrocos a presidência do "Diálogo 5+5", estrutura que associa cinco países do sul da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália e Malta) com os seus vizinhos do norte de África (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Mauritânia).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados