Açoriano Oriental
Portugal é hipótese para arranque da Africa Eco Race
Portugal poderá ser o ponto de partida da Africa Eco Race, prova de todo-o-terreno que decorre entre 28 de dezembro e 11 de janeiro, estando dependente das ligações no mar Mediterrâneo, cujo calendário marítimo apenas se conhecerá em setembro
Portugal é hipótese para arranque da Africa Eco Race

Autor: Lusa/AO online

O ponto de partida da prova está previsto para a cidade francesa de Saint-Cyprian e a ligação marítima em Almeria (Espanha). Contudo, a organização admite que Lisboa ou Portimão possam ser escolhidas, ainda este ano, para o arranque da competição.

Numa apresentação que decorreu em Lisboa, sem a presença de Jean-Louis Schlesser, organizador do Africa Eco Race, coube a René Metge, diretor da prova, traçar a rota do rali, frisando que esta não é uma competição fácil, mas totalmente segura, nomeadamente na Mauritânia.

A principal dúvida prende-se com o ponto de partida, uma vez que a organização está dependente da ligação de barco para Marrocos. A calendarização das rotas no mar Mediterrâneo faz-se em setembro e só depois disso a organização tomará uma decisão sobre o local do arranque da prova. Lisboa é hipótese, tal como Portimão.

"O ponto de partida está dependente das condições para a ligação de barco para África. Só em setembro é que saberemos realmente de onde partirá a prova. Teremos um ferry só para nós. Será já no barco que se tratará de toda a parte burocrática da competição. Se calhar, a verificação dos veículos ainda se pode fazer em Portugal", disse René Metge, entre risos.

Para Elisabete Jacinto, esta é uma prova que tem vindo a melhorar ano após ano, e a prova disso está na qualidade dos “road books” que quase não têm erros.

"Sou a piloto que há mais anos participa neste rali. É impossível não haver termos de comparação com o Rali Dakar. Em termos de percurso temos exatamente o mesmo desafio, mas tem uma coisa diferente. As ligações praticamente desapareceram. Há sempre um acampamento no final de cada especial. Isso torna o rali mais agradável", concluiu.

A 7.ª edição da Africa Eco Race, com mais de uma centena de pilotos, vai contar com a participação dos portugueses Sérgio Castro e Pedro Ribeiro, em moto, de Elisabete Jacinto/José Marques/Marco Cochinho, em camião. A organização aguarda ainda a confirmação de Paulo Ferreira/Jorge Monteiro, na categoria auto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados