Açoriano Oriental
Portugal e EUA acordam reforço de cooperação científica
Portugal e Estados Unidos acordaram reforçar a cooperação científica e tecnológica, que inclui a possibilidade de criar, nos Açores, uma agência de investigação internacional direcionada para as áreas do clima, da energia e do mar.

Autor: Lusa/AO online

A informação foi dada à agência Lusa pelo ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, no último de cinco dias de uma visita aos Estados Unidos.

Manuel Heitor disse que os dois países se comprometeram a definir, "até ao final do ano", uma agenda científica e tecnológica comum, que inclua "a centralidade dos Açores como laboratório de aquisição de novos dados" sobre energia, clima e alterações climáticas e oceanos, com "ênfase no Atlântico".

"Instalar uma agência de investigação internacional dos Açores... esse é um objetivo, para o qual abrimos o debate, faseado", afirmou.

Um primeiro encontro temático será realizado a 10 de junho, em Nova Iorque. Um segundo encontro decorrerá, no final de junho, nos Açores.

O ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior reuniu-se, a este propósito, em Washington, com o secretário norte-americano da Energia, Ernest Moniz, e com responsáveis do gabinete para a política científica e tecnológica da Casa Branca, da agência espacial norte-americana NASA e da fundação nacional para a ciência.

Nos encontros, Manuel Heitor esteve acompanhado pelo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Paulo Ferrão.

Portugal e EUA acordaram também reforçar o intercâmbio académico e científico, visando, nomeadamente, o aumento de bolsas a conceder a portugueses que queiram estudar, ensinar ou investigar nos Estados Unidos, ao abrigo do Programa Fulbright.

O ministro acrescentou que, na sequência de uma visita à Universidade Carnegie Mellon, a parceria que Portugal mantém com a instituição, através do Programa Carnegie Mellon Portugal, será ainda direcionada para o estudo e tratamento de grandes volumes de dados sobre o Atlântico e as cidades.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados