Açoriano Oriental
Eleições Angola
Portugal deseja que país consolide processo democrático
Portugal deseja que Angola "se estabilize cada vez mais e consolide também o processo democrático" com as eleições gerais de sexta-feira, disse em entrevista à Lusa o embaixador de Portugal em Luanda.
Portugal deseja que país consolide processo democrático

Autor: Lusa/AO online

João da Câmara, no cargo desde junho passado, acrescentou que as autoridades portuguesas querem que Angola "possa ter uma palavra cada vez maior, ter cada vez mais a dizer sobre o desenvolvimento da África Austral, da África em geral e seja um parceiro de Portugal em todos os ‘fora’ internacionais".

"As eleições são um momento importante para o processo político e o processo de consolidação democrática em Angola. É um processo que começou já há uns anos e que teve depois uma interrupção com a guerra", acentuou.

O escrutínio de sexta-feira é um "complemento" daquele processo e constitui igualmente "um momento importante para o processo de desenvolvimento que Angola encetou também desde a paz e, cada vez que tem as suas lideranças e a sua governação legitimada através de eleições, mais esse processo se consolida".

Relativamente à continuação do relacionamento bilateral, que classificou como "muito bom", João da Câmara salientou que esta ligação "não é fruto simplesmente da conjuntura, mas de uma persistência, de uma vontade de ambas as partes em ter um relacionamento especial, que tem a ver com afetos, com história e cultura, língua".

"Tem a ver também com interesses e foi o enquadramento de tudo isso, numa estratégia comum, que fez com que chegássemos ao relacionamento que temos hoje em dia e que é de facto ímpar, pioneiro das relações entre a Europa e a África e que atingiu um nível muito bom", acrescentou.

Sobre o poder de atração de Angola em Portugal, designadamente a chegada de novos emigrantes e o aumento da presença de empresas, o diplomata acha "natural" que um país "que tem um processo de desenvolvimento tão grande e tão repentino" atraia portugueses.

"As pessoas sentem-se muito bem, em casa, onde se fala a mesma língua e as pessoas têm costumes parecidos com os nossos", adiantou.

Em Angola vivem atualmente cerca de 120 mil portugueses e o mercado angolano é já o mais importante para as empresas portuguesas, fora do espaço da União Europeia.

"Há uma presença portuguesa que significa investimento, apesar de não só. Há muitos portugueses que aqui estão a trabalhar para empresas estrangeiras, empresas angolanas, não só para empresas portuguesas. Mas é evidente que há uma quota-parte importante dos portugueses que trabalham para empresas portuguesas, e isso tem um significado em termos de investimento", concluiu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados