Açoriano Oriental
Euro2016
Portugal com saldo favorável frente aos rivais no Grupo I
A seleção portuguesa vai defrontar Dinamarca, Sérvia, Arménia e Albânia no Grupo I de qualificação para o Campeonato da Europa de futebol de 2016, que vai ser disputado em França
Portugal com saldo favorável frente aos rivais no Grupo I

Autor: Lusa/AO online

A seleção portuguesa de futebol parte como clara favorita na corrida à fase final do Europeu de 2016, apresentando um saldo muito favorável frente a Dinamarca, Sérvia, Arménia e Albânia, as quatro adversárias no Grupo I de qualificação.

Com os dois primeiros classificados de cada grupo e o melhor terceiro a apurarem-se diretamente para a fase final, que se vai realizar em França, só um “cataclismo” deverá impedir Portugal de se qualificar pela sexta vez consecutiva para a fase final do Campeonato da Europa.

Dinamarca e Sérvia serão os principais adversários da equipa orientada pelo selecionador Paulo Bento, com a Arménia e a Albânia a procurarem escapar ao último lugar do agrupamento, o único composto por cinco equipas e que por via disso vai receber a anfitriã França para a realização de encontros sem impacto na classificação.

Se o “ranking” da FIFA ganhasse jogos, Portugal já poderia reservar as passagens para a fase final, pois a equipa lusa é a atual quarta posicionada, muito à frente da Dinamarca (20.ª), da Sérvia (29.ª) e da Arménia (30.ª), enquanto a Albânia (55.ª) pertence à “segunda divisão” europeia.

O balanço dos confrontos diretos espelha aquela diferença e a Dinamarca é disso um bom exemplo: em 14 jogos entre as duas seleções, Portugal ganhou nove, empatou dois e perdeu apenas três, apresentando um saldo positivo de 30-18 entre golos marcados e sofridos.

Os “resultados práticos” da estatística não são tão animadores para a equipa lusa, que terminou atrás dos dinamarqueses nas qualificações para o Mundial2010 e o Euro 2012, no qual até chegou às meias-finais, tendo reencontrado os nórdicos na fase de grupos e vencido por 3-2.

Portugal nunca venceu a Sérvia, tendo empatado 1-1 as duas únicas partidas que disputou, ambas na fase de apuramento para o Euro2008, mas tem um histórico de confrontos mais favorável frente à Jugoslávia, que derrotou por três vezes e perdeu duas.

Um dos atrativos do duplo embate com a seleção dos Balcãs é a possibilidade de reencontro com vários jogadores bem conhecidos do futebol português, casos de Sulejmani, Djuricic, Fejsa e Markovic, todos do Benfica, além do ex-benfiquista Matic e o selecionador Ljubinko Drulovic, ex-futebolista de Gil Vicente, FC Porto, Benfica e Penafiel.

Frente à Arménia e à Albânia, mais do que manter a invencibilidade, a equipa das “quinas” vai procurar vencer os quatro jogos, evitando deslizes que a obriguem a corrigir a trajetória perante as mais complicadas representações da Sérvia e da Dinamarca.

Apesar de nunca ter perdido com arménios e albaneses, aquele objetivo nem sempre foi conseguido, pois a seleção nacional já concedeu um empate em casa com a Albânia, na qualificação para o Mundial2010, e dois com a Arménia, em Ereven, nas corridas ao Mundial1998 e ao Euro2008.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados