Portugal assinala Semana de Sensibilização para a Coluna


 

Lusa/AO online   Nacional   4 de Out de 2010, 18:23

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral promove, pela primeira vez em Portugal, a Semana de Sensibilização para a Coluna, de 11 a 16 de Outubro, inserida na campanha Olhe pelas Suas Costas, que visa sensibilizar a população para as dores nas costas e alertar para as suas consequências na vida pessoal e profissional.
“Queremos alertar tanto as pessoas mais jovens como as mais idosas de que é possível viver sem dores nas costas. A prevenção e o diagnóstico precoce das doenças da coluna podem devolver às pessoas os seus momentos especiais. Ninguém deve parar a sua vida por motivos relacionados com as dores nas costas”, explica o neurocirurgião Paulo Pereira, coordenador nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas.

Um estudo recente, realizado no âmbito da campanha, indica que 28,4 por cento dos portugueses sentem que a sua actividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de ter dores nas costas. A maioria dos portugueses (sete em cada 10 pessoas) afirma que sofrem de dores nas costas e que estas provocam um mau estar geral, cansaço e fadiga.

Entre as principais doenças que a população associa às dores nas costas destacam-se as referências às hérnias discais (33,6 por cento), aos “bicos de papagaio” (19,4 por cento) e às escolioses (14,8 por cento). No entanto, quase metade dos portugueses (41,7 por cento) admitem que nunca ouviram falar de doenças relacionadas com as dores nas costas.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.