Portos dos Açores investe 1,3 ME em novos cabeços de amarração

Portos dos Açores investe 1,3 ME em novos cabeços de amarração

 

Lusa/Açoriano Oriental   Regional   15 de Dez de 2016, 13:51

A empresa Portos dos Açores vai investir 1,3 milhões de euros para a instalação de 78 novos cabeços de amarração nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge.

 

O primeiro investimento vai ser realizado no cais comercial do Porto de São Roque, com a instalação de 15 cabeços de amarração, com o preço base de 700 mil euros e um prazo de execução de seis meses, cujo concurso foi hoje publicado em Jornal Oficial.

Fonte da Portos dos Açores disse à agência Lusa que, na próxima semana, será lançado um novo procedimento para a instalação de nove cabeços no antigo cais de passageiros da Madalena do Pico, com o preço base de 480 mil euros e prazo de execução de quatro meses.

Em novembro de 2014, um passageiro foi atingido por um cabeço de amarração que rebentou, no porto de São Roque, quando o navio "Gilberto Mariano", que faz ligações entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, se encontrava em manobras de atracagem.

Além deste acidente mortal, dias antes, no porto da Madalena, também na ilha do Pico, dois cabeços de amarração rebentaram durante a atracagem com o "Mestre Simão", o navio gémeo do "Gilberto Mariano", obrigando a deslocar temporariamente a operação de transporte marítimo de passageiros para o cais da gare antiga.

A Portos dos Açores adiantou, também hoje, que vai ser lançado um procedimento para a instalação de 22 novos cabeços no terminal marítimo de passageiros João Quaresma, na Madalena do Pico, e de 24 novos cabeços no terminal marítimo da Horta, ilha do Faial.

De acordo com a empresa, esta execução no terminal marítimo da Madalena e da Horta será feita num procedimento conjunto, cujo preço base é de 100 mil euros e com um prazo de execução de três meses.

A Portos dos Açores vai ainda instalar oito novos cabeços no porto das Velas, em São Jorge, trabalhos que estão incluídos na empreitada em curso no molho do cais local.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.