Porto regressa à Arena de Gelsenkirchen

Porto regressa à Arena de Gelsenkirchen

 

Lusa / AO Online   Futebol   21 de Dez de 2007, 18:48

A Arena de Gelsenkirchen, emblemático palco que tornou o FC Porto bicampeão da Europa em 2003/04, recebe a 19 ou 20 de Fevereiro a primeira eliminatória dos "oitavos" da Liga dos Campeões em futebol entre os "dragões" e Schalke 04.
    O sorteio, sempre caprichoso, permitiu ao FC Porto o regresso a um local encantado - foi também aqui que Portugal venceu o México (2-1) na fase de grupos e afastou a Inglaterra dos "quartos" (3-1, nos penaltis) do Mundial2006 -, mas também é certo que o clube agora orientado por Jesualdo Ferreira não tem boas recordações de eliminatórias com equipas alemãs.

    Em oito jogos a eliminar (excluindo a vitória sobre o Bayern Munique em 1986/97 na final vitoriosa da Taça dos Campeões Europeus), o FC Porto apenas saiu triunfante em uma ocasião: em 1977/78, com o Colónia, na primeira eliminatória da Taça das Taças, com um empate 2-2 na Alemanha e triunfo por 1-0 nas Antas.

    Nas restantes eliminatórias, o FC Porto foi afastado duas vezes pelo Bayern Munique e outras duas pelo Hamburgo, sucumbindo igualmente frente ao TSV Munique, Hannover e Schalke 04.

    Nesta eliminatória com o Schalke, o FC Porto empatou 2-2 em Portugal e, na Alemanha, saiu derrotado por 3-2, depois de ter estado a vencer por 2-0, com golos de Oliveira. Os alemães marcaram nos últimos 16 minutos e afastaram os "dragões" na primeira eliminatória da Taça UEFA de 1976/77.

    O Schalke 04, actual quinto classificado da Bundesliga e segundo classificado do Grupo B da Champions, com oito pontos, logo atrás do Chelsea e à frente do Rosenborg e Valência, afastou também o Sporting de Braga em 1998/99 na terceira eliminatória da Taça UEFA (0-0 em Braga e 2-0 na Alemanha).

    Gelsenkirchen, no entanto, parece ter tudo para voltar a ser palco de mais uma jornada gloriosa para os "azuis-e-brancos", predispostos a deixar o Schalke nos "oitavos", na primeira participação desta equipa alemã na fase a eliminar da Champions.

    Na cidade alemã, de boa fortuna para a equipa das "quinas", estará certamente presente Pedro Emanuel, o único jogador do actual plantel do FC Porto e utilizado na final de 2003/04 (entrou aos 84 minutos para o lugar de Deco, na vitória por 3-0 sobre o Mónaco).

    Os "azuis-e-brancos", que jogaram a temporada passada com o Hamburgo na fase de grupos da Liga dos Campeões (vitórias por 4-1 em Portugal e 3-1 na Alemanha), foram eliminados em 1999/2000 pelo Bayern Munique nos quartos-de-final da Champions, na última eliminatória dos "dragões" frente a equipas alemãs.

    O Schalke 04, liderado pelo "matador" germânico Kevin Kuranyi ou pelo ganês naturalizado alemão Gerald Asamoah, venceu dois jogos na fase de grupos (sempre frente ao Rosenborg) e empatou na Alemanha com o Chelsea e em Espanha com o Valência, tendo marcado cinco golos e sofrido quatro.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.