Açoriano Oriental
Porto de Ponta Delgada testou com "sucesso" resposta a ataque terrorista
Um exercício, que envolveu a participação de bombeiros, autoridade marítima e elementos de várias forças de segurança, testou esta quarta-feira com sucesso a capacidade de resposta do Porto de Ponta Delgada, num cenário eventual de ataque terrorista a um navio de passageiro atracado.
Porto de Ponta Delgada testou com "sucesso" resposta a ataque terrorista

Autor: Lusa/AO online

“O simulacro correspondeu às nossas expectativas. A coordenação foi alcançada”, garantiu Filipe Macedo, da Direção-Geral dos Portos de S. Miguel e Santa Maria.

Segundo o responsável, "o simulacro de um ataque terrorista a um navio de passageiro visava testar a capacidade e a interligação entre as várias entidades da segurança e emergência na área portuária".

“Foi possível testar a implementação do centro coordenador de operações de Proteção do Porto que é uma entidade composta por várias autoridades com responsabilidades na área da segurança interna e a sua interligação com outras entidades na área da emergência, caso da Proteção Civil, Bombeiros e delegação de Saúde", explicou.

Nas entidades relacionadas com a Segurança Interna, na área portuária, referiu "a Policia Marítima, PSP, GNR, SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteira), SIS (Serviço de Informações e Segurança)".

Filipe Macedo acrescentou que se tratou ainda de uma operação programada no quadro do regulamento da União Europeia sobre proteção de navios e de instalações portuárias publicado em 2004.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados