Açoriano Oriental
Portal das Finanças e repartições paralisados desde manhã por avaria informática
Uma avaria no sistema informático da Autoridade Tributária (AT) paralisou esta quarta-feira o Portal das Finanças na Internet e o trabalho das repartições de Finanças."A informação que temos aqui é que houve uma avaria numa máquina.
Portal das Finanças e repartições paralisados desde manhã por avaria informática

Autor: Lusa/AO online

A avaria foi física - isto é, tem a ver com o ‘hardware’ e não com o ‘software’, e que seria uma das máquinas de suporte de todas as operações informáticas da Autoridade Tributária e Aduaneira.”, disse à Lusa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha.

“Desde as 11:30 da manhã” que não são possíveis quaisquer operações informáticas, disse Ralha à Lusa. O presidente do STI não tinha quaisquer informações sobre quando poderá estar resolvida a avaria.

A Lusa contactou o Ministério das Finanças para procurar saber os motivos exatos da avaria e para quando é que está prevista a resolução do problema, mas ainda não obteve resposta.

No sítio na Internet da AT (www.portaldasfinancas.gov.pt), lê-se apenas esta mensagem: “Devido a problemas técnicos o Portal das Finanças encontra-se indisponível. Pedimos desculpa pelo incómodo causado.”

A avaria registou-se no final do mês, o que poderá causar problemas a alguns contribuintes.

“Há alguns dias críticos em termos de afluência [às repartições]: os dias 20 e o final de cada mês, até para o pagamento de tudo o que tem a ver com processos executivos, muitas empresas e particulares deixam sempre os pagamentos para os últimos dias”, disse Paulo Ralha.

“É normal que cause mais constrangimentos numa data destas que a meio do mês”, disse o presidente do STI, acrescentando contudo que numa situação destas o prazo de pagamento é prorrogado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados