Açoriano Oriental
Ponta Delgada com risco alto de exposição à radiação ultravioleta
Vinte e seis regiões de Portugal apresentam risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Ponta Delgada com risco alto de exposição à radiação ultravioleta

Autor: Lusa/AO online

 

De acordo com o IPMA, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Horta e Angra do Heroísmo (Açores) estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada apresentam risco alto enquanto Santa Cruz das Flores está com níveis baixos de exposição à radiação UV.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5, Moderado, 6 a 7, Alto, 8 a 10, Muito Alto e superior a 11, Extremo.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se gradualmente limpo a partir da tarde, aguaceiros fracos até ao final da manhã, mais frequentes no Minho e Douro Litoral.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado nas terras altas, com rajadas da ordem de 60 quilómetros por hora até ao início da manhã e pequena subida da temperatura máxima.

No sul prevê-se céu muito nublado, tornando-se gradualmente limpo a partir da tarde, períodos de chuva fraca até ao início da manhã, em especial no Alentejo, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado, nas terras altas até ao início da manhã e durante a tarde no litoral e pequena subida da temperatura mínima.

Em Lisboa as temperaturas vão variar entre 17 e 24 graus Celsius, no Porto entre 13 e 21, em Vila Real entre 12 e 20, em Bragança entre 10 e 20, em Viseu entre 11 e 20, na Guarda entre 9 e 18, em Coimbra entre 14 e 23, em Castelo Branco entre 13 e 25, em Évora entre 16 e 25, em Beja entre 17 e 26, em Faro entre 18 e 24 e em Santarém entre 15 e 25.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados