Açoriano Oriental
Polo da Universidade das Nações Unidas em Guimarães é inaugurado sexta-feira
A Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações do Minho (UNU-EGOV) é sexta-feira inaugurada em Guimarães, com a "missão" de contribuir para a aplicação estratégica de tecnologias digitais no desenvolvimento económico inclusivo, sustentabilidade ambiental, paz e segurança.

Autor: Lusa/AO online

Aquela que, segundo a Câmara Municipal de Guimarães, será uma "instituição de referência mundial para o ensino e investigação no domínio da governação eletrónica", vai ficar instalada no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, em Couros.

Segundo a autarquia vimaranense, a "missão da UNU-EGOV é apoiar a Organização das Nações Unidas (ONU) e os respetivos Estados-Membros, na transformação de mecanismos de governança e na criação de capacidades efetivas de governança, através da aplicação estratégica de tecnologias digitais, de forma a contribuir para o desenvolvimento social e económico inclusivo, sustentabilidade ambiental, paz e segurança".

A Universidade das Nações Unidas, assim como vários institutos e programas localizados em mais de 12 países, é um laboratório de ideias global ("think tank") e uma organização de ensino de pós-graduação estabelecida em 1972 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de contribuir, através da investigação coletiva e ensino, disseminação e serviços de consultoria, para a resolução dos problemas globais prementes relacionados com a sobrevivência, o desenvolvimento e o bem-estar do ser humano, que são do interesse das Nações Unidas, dos seus Povos e Estados-Membros.

O programa de inauguração da UNU-EGOV inicia-se hoje, pelas 21:30, com um concerto comemorativo, de acesso gratuito, na Igreja de S. Francisco, a cargo da Orquestra de Guimarães, dirigida pelo Maestro Vitor Matos, com a participação especial, como solista, do violoncelista russo, Pavel Gomziakov.

Na sexta-feira, além da cerimónia de inauguração, será ainda proferida uma palestra por David Malone sobre o tema "Post-2015 Development Goals".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados