Açoriano Oriental
Segurança
Polícia Municipal de Ponta Delgada nas ruas em Agosto
A Polícia Municipal de Ponta Delgada, a primeira força do género no arquipélago dos Açores, inicia funções em agosto, com 28 agentes, que hoje começaram a frequentar um curso de formação.
Polícia Municipal de Ponta Delgada nas ruas em Agosto

Autor: Lusa/AO Online

"Estamos a viver um momento histórico, porque é a primeira policia municipal dos Açores. Temos um grupo selecionado com todo o rigor e, em agosto, vamos ter os agentes na rua, ainda que em estágio, mas já a exercerem funções", afirmou a presidente da Câmara de Ponta Delgada, Berta Cabral.

A autarca falava na cerimónia de boas vindas aos 28 elementos selecionados para o curso de formação da Polícia Municipal, durante a qual foram também assinados os contratos de vinculação com o município.

Berta Cabral frisou que a seleção dos agentes - 20 homens e oito mulheres - obedeceu "a critérios muito rigorosos", envolvendo várias entidades, em colaboração com o Centro de Formação Autárquica.

A Polícia Municipal terá competências nas áreas do trânsito e estacionamento e a sua criação permitirá, segundo Berta Cabral, "libertar os efetivos da PSP que estão em funções que passarão a ser exercidas pela polícia municipal".

"A ação destes agentes vai estar dirigida para os munícipes, sobretudo ao nível do trânsito, estacionamento e segurança dos edifícios municipais", frisou a autarca, acrescentando que a PSP está a cooperar na formação dos futuros polícias municipais.

Berta Cabral salientou ainda que a Policia Municipal de Ponta Delgada terá também "funções de fiscalização relacionadas com as actividades camarárias, desde publicidade, ordenamento do território, ambiente e licenciamento de obras", tarefas que vão assumir gradualmente.

"Todos ganharemos com a introdução de mais 28 agentes na rua", sustentou Berta Cabral, para quem a presença deste corpo policial terá um "efeito dissuasor" da criminalidade.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados