Açoriano Oriental
Polícia detém membro do IRA depois de 25 anos em fuga
A polícia fronteiriça norte-americana deteve segunda-feira numa operação de controlo no estado do Texas um dos 38 membros da organização irlandesa IRA que há 25 anos protagonizou a maior fuga da história do Reino Unido.

Autor: Lusa / AO online
A detenção de Paul Brennan foi hoje confirmada por um porta-voz do Sinn Fein, o braço político do Exército Republicano Irlandês (IRA), que avançou que o fugitivo foi preso numa operação policial perto da localidade texana de Brownsville, onde irá permanecer até clarificar a sua situação legal.
Brennan foi um dos 38 membros do IRA que em 25 de Setembro de 1983 fugiu da prisão de alta segurança de Maze, nos arredores de Belfast (Irlanda do Norte).
O porta-voz do Sinn Fein esclareceu também que Brennan detém documentos, ao contrário das informações divulgadas pelos meios de comunicação social que asseguram que o fugitivo mostrou papéis de imigração caducados, situação pela qual a polícia investigou as bases de dados da Interpol e de outras agências de luta antiterrorista.
A mesma fonte recordou ainda que as autoridades norte-americanas têm permitido ao republicano irlandês "viver e trabalhar no país" desde que o Reino Unido anulou, em 2000, a ordem de extradição.
Paul Brennan foi preso, no Reino Unido, por posse de um artefacto explosivo e de uma arma de fogo, tendo sido condenado a uma pena de prisão de 23 anos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados