Açoriano Oriental
Polícia ativou dispositivo para casos de atentados terroristas

A polícia de Barcelona, Mossos d'Esquadra, ativou o dispositivo previsto em casos de atentado terrorista consumado após o atropelamento de civis em Las Ramblas, em que se confirmam oficialmente dois mortos.

Polícia ativou dispositivo para casos de atentados terroristas

Autor: Lusa/AO online


Numa mensagem através da sua conta na rede social Twitter, os Mossos d'Esquadra informam: "não podemos confirmar o móbil dos factos ocorridos em Barcelona, mas ativámos o dispositivo previsto para casos de atentado consumado".

A polícia de Barcelona recomenda, noutras mensagens também no Twitter, que as pessoas que se encontram na zona do centro da Praça da Catalunha mantenham a calma e sigam as instruções dos agentes presentes.

Os Mossos d'Esquadra mantém no local um grande dispositivo para tentar encontrar o autor do ataque, de origem magrebina, que se pôs em fuga depois de abandonar a furgoneta utilizada no atropelamento.

Pelas 17:00 locais (16:00 em Lisboa), uma furgoneta branca galgou um passeio na zona da Praça da Catalunha, nas Ramblas, atropelando dezenas de pessoas e gerando pânico na zona frequentada diariamente por milhares de turistas.

As fontes citadas pela agência noticiosa espanhola Efe disseram que a polícia está a procura de uma segunda furgoneta que pode ter estado envolvida.

Testemunhas disseram que, após o atropelamento, o condutor da carrinha que atingiu dezenas de pessoas e um acompanhante saíram da furgoneta e fugiram a pé.

Fontes policiais citadas pelo jornal El País e pelas agências Efe e France-Presse disseram que um suspeito se barricou num bar da zona.

A polícia está a tratar o incidente como um ataque terrorista, segundo a agência France-Presse.

Las Ramblas é uma grande avenida, de 1,2 quilómetros, que atravessa o centro de Barcelona, desde a Praça da Catalunha até ao monumento a Cristóvão Colombo, em frente ao mar.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados