Açoriano Oriental
Poiares Maduro admite discutir outras soluções para o futuro da RTP/Açores
O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, admitiu hoje "discutir" outras soluções para o futuro da RTP/Açores, mas realçou que a sua proposta é "um bom ponto de partida".
Poiares Maduro admite discutir outras soluções para o futuro da RTP/Açores

Autor: Lusa/AO Online

O governante, que falava no final de uma visita à delegação da RTP na Horta, no âmbito de uma deslocação de dois dias aos Açores, reagia assim às declarações do presidente do Governo açoriano, Vasco Cordeiro, que entende que a solução apresentada por Poiares Maduro tem "aspetos preocupantes".

"Quero ouvir qual é a proposta alternativa que gostaria que o Governo Regional gostaria de apresentar", disse o ministro, acrescentando que a ideia de transferir o Centro Regional dos Açores da RTP para o executivo açoriano "não asseguraria as obrigações constitucionais de cumprimento do serviço público de rádio e televisão".

No seu entender, a solução correta passa pela junção das "sinergias" entre a RTP e uma nova empresa regional de produção de conteúdos audiovisuais, a criar, que permita "tirar o máximo partido" do papel e do conhecimento da RTP não apenas nos Açores, mas também no resto do país e nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

O governante explicou que, no modelo que apresentou ao presidente do Governo Regional, "há flexibilidade" para a definição do conteúdo específico que essa futura empresa regional terá, admitindo que tanto possa vir a ser uma "empresa regional com capitais privados", como "uma empresa regional que tenha também capitais públicos".

"Nós não podemos é manter o atual ‘status quo', que é uma realidade de desinvestimento e de desvalorização do serviço público de rádio e televisão nos Açores", insistiu Poiares Maduro, para quem a sua proposta de reestruturação do serviço público de rádio e televisão nos Açores, "é um bom ponto de partida".

Vasco Cordeiro manifestou na quarta-feira algumas reservas relativamente à proposta apresentada pelo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional para a RTP/Açores.

"O Governo dos Açores vê com preocupação esta proposta, porque considera que ela não responde, nesta primeira análise, àquilo que é necessário fazer no Centro Regional da RTP dos Açores e, sobretudo, no que tem a ver com a assunção plena e eficaz por parte do Estado do cumprimento deste serviço público nos Açores", disse o presidente do executivo regional.

Vasco Cordeiro comprometeu-se também a ouvir as forças políticas sobre esta matéria antes de apresentar uma contraproposta ao Governo da República.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados