Açoriano Oriental
PM intrevém em Forum do Milénio
O primeiro ministro intervém na próxima semana no Fórum de Líderes da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, cidade onde participará na Assembleia Geral da ONU, marcada pelos Objetivos do Milénio e a candidatura de Portugal ao Conselho de Segurança.

Autor: Carmo Rodeia

José Sócrates chega quinta feira a Nova Iorque, e a meio da tarde já estará na universidade nova-iorquina para participar no Fórum de Líderes Mundiais, por onde vão passar na próxima semana governantes de vários países e blocos, caso do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Para além de uma comunicação de 30 minutos, o primeiro ministro responderá ainda durante cerca de 20 minutos a questões do público.

Dia 25 de setembro, sábado, Sócrates discursará no debate anual da Assembleia Geral das Nações Unidas (23 a 29 de setembro).

Durante a estadia em Nova Iorque, participará ainda de encontros bilaterais e receções oficiais, figurando entre os assuntos a abordar, de acordo com fonte da representação portuguesa na ONU, a candidatura de Portugal a um lugar no Conselho de Segurança, disputado com Canadá e Alemanha.

Para o conseguir, pela primeira vez desde 1997-1998, Portugal tem de obter o voto de, pelo menos, dois terços dos 192 países membros.

A eleição está marcada para 12 de outubro, e segundo o último boletim do Conselho de Segurança, divulgado esta semana, é “improvável” que se concretize logo na primeira ronda.

Os contactos para assegurar o número de votos suficiente para a eleição serão parte importante também da agenda em Nova Iorque de Luís Amado, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, e de João Gomes Cravinho, secretário de Estado da Cooperação.

Amado, que chega aos Estados Unidos no domingo, irá discursar na quarta feira na Cimeira de alto nível sobre os Objetivos do Milénio (20 a 22 de setembro), convocada pelo secretário geral das Nações Unidas.

Está ainda prevista a participação de Luís Amado em reuniões de ministros da União Europeia e em encontros bilaterais.

Também o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, estará na ONU, para participar na reunião de alto nível sobre o Ano Internacional da Biodiversidade, a 22 de setembro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados