Açoriano Oriental
Plano de Emergência de Proteção Civil dos Açores encontra-se em consulta pública

O Plano Regional de Emergência de Proteção Civil dos Açores (PREPCA), para dotar a região de um instrumento de atuação em caso de acidente grave ou catástrofe, está disponível para consulta pública durante 30 dias, foi hoje anunciado.

Plano de Emergência de Proteção Civil dos Açores encontra-se em consulta pública

Autor: Lusa/AO online

A revisão deste plano, que data de 2007, decorreu durante um ano e após a consulta pública o documento será aprovado em Conselho de Governo.

Em nota enviada às redações, o executivo dos Açores explica que o documento pode ser consultado no Portal do Governo e no endereço eletrónico https://www.prociv.azores.gov.pt/.

“O PREPCA visa dotar a Região Autónoma dos Açores de um instrumento de atuação em caso de acidente grave ou catástrofe, possibilitando a unidade de direção das ações de proteção civil a desenvolver, a coordenação técnica e operacional dos meios a empenhar e a adequação das medidas de caráter excecional a adotar na iminência ou ocorrência de um acidente grave ou catástrofe”, sublinha.

No âmbito deste plano, "os agentes de proteção civil, organismos e entidades de apoio estão sujeitos a um conjunto de responsabilidades que visam criar as condições favoráveis ao rápido, eficiente e coordenado reforço no apoio e assistência, tanto na resposta imediata a um acidente grave ou catástrofe e recuperação a curto prazo, como na implementação de medidas que visam minimizar os efeitos de catástrofes iminentes", acrescenta.

O Governo açoriano indica ainda um conjunto de entidades que já se pronunciaram sobre o documento "tendo em conta a grande complexidade de recolha de dados científicos e dos conhecimentos técnicos e práticos de todos aqueles que têm responsabilidade na área da Proteção Civil".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados