Açoriano Oriental
Somália
Piratas mantêm 200 reféns em cativeiro
Os piratas somalis mantêm cerca de 200 pessoas reféns, exigindo resgates para os libertar, disseram os responsáveis pela operação europeia antipirataria ao largo da Somália, que consideraram a situação como uma “tragédia humanitária”.

Autor: Lusa/AO online
Numa mensagem de apoio publicada por ocasião do Natal, a operação Atalanta, da União Europeia, lamentou que a situação das tripulações dos navios mercantes feitas reféns “não prenda muitas vezes a atenção”.

De acordo com os dados da operação europeia antipirataria, nas mãos dos piratas estão um total de 199 homens e uma mulher, depois das suas embarcações terem sido capturadas no Oceano Índico.

“Esta tragédia humanitária é especialmente pertinente na altura do Natal, quando as famílias, normalmente, se reúnem para celebrar”, diz ainda o comunicado da Atalanta.

Desde o início da operação, em Dezembro de 2008, o número de marinheiros feito refém atingiu já os 2.317, com o cativeiro a ter uma duração média de cinco meses, tendo o recorde conhecido atingido os 19 meses em que estiveram presos 24 marinheiros no navio Iceberg 1, do Dubai.

“Deste total, pelo menos 60 morreram devido à detenção, tendo muitos outros sido torturados e vítimas de diversos abusos”, acrescenta a missão.

A operação Atalanta, no âmbito da Política Europeia de Segurança e Defesa, visa 'contribuir para a dissuasão, prevenção e repressão de actos de pirataria e dos assaltos à mão armada ao largo da costa da Somália'.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados