Açoriano Oriental
Pinto Balsemão apoia candidatura de Rui Rio

O fundador do PSD e antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão apoia Rui Rio na disputa pela presidência do partido, anunciou hoje a candidatura.


Pinto Balsemão apoia candidatura de Rui Rio

Autor: Lusa/AO online

De acordo com uma nota à imprensa, é revelado que Francisco Pinto Balsemão, militante número um do PSD, será também o primeiro subscritor da candidatura de Rui Rio.

“O militante n.º 1 do Partido Social Democrata junta-se assim à lista de apoiantes, por entender que esta é a melhor solução para o PSD e para o país”, acrescenta a nota.

Balsemão é o terceiro antigo líder do PSD a pronunciar-se sobre a disputa de liderança interna: Rui Machete declarou apoio a Pedro Santana Lopes, presidindo à sua Comissão de Honra, enquanto Manuela Ferreira Leite manifestou o seu apoio a Rui Rio.

Em junho de 2015, Balsemão já tinha instado Rui Rio a candidatar-se às eleições presidenciais que aconteceram em janeiro de 2016, dizendo que de todas as possíveis candidaturas esta é a que mais o entusiasma.

"Os prazos vão encurtando. E o cavalo do poder raramente passa mais de uma vez à porta de quem o pode montar", afirmou.

Rui Rio acabou por não se candidatar a Belém, numas eleições que foram ganhas por outro antigo líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa.

Francisco Pinto Balsemão foi um dos fundadores do PPD/PSD em 06 de maio de 1974, com Francisco Sá Carneiro e Joaquim Magalhães Mota.

Advogado e jornalista, presidiu ao partido entre dezembro de 1980 e fevereiro de 1983. Foi ministro de Estado Adjunto no VI Governo Constitucional (1980) e primeiro-ministro dos VII e VIII Governos Constitucionais (1981-83).

Fundou e dirigiu o semanário Expresso (1973-80), foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.

É fundador e presidente do grupo Impresa e preside ao Conselho de Administração da SIC, a primeira estação de televisão privada em Portugal.

O PSD escolherá o seu próximo presidente em 13 de janeiro em eleições diretas, com Congresso em Lisboa entre 16 e 18 de fevereiro.

Até agora, anunciaram-se como candidatos à liderança do PSD o antigo presidente da Câmara do Porto Rui Rio e o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados