Açoriano Oriental
Pina Monteiro toma hoje posse como Chefe do Estador-Maior do Exército
 O tenente-general Pina Monteiro toma hoje posse como chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), sucedendo no cargo ao general Luís Pinto Ramalho.

Autor: Lusa/AO Online

A cerimónia, marcada para as 11:00, foi anunciada sexta-feira pela Presidência da República, numa nota onde Cavaco Silva comunicou a sua decisão de aceitar a proposta do Governo de nomear o tenente-general Artur Neves Pina Monteiro como chefe do Estado-Maior do Exército.

O Presidente da República, que é o comandante supremo das Forças Armadas por inerência do cargo, recebeu na sexta-feira quer o tenente-general Artur Neves Pina Monteiro, quer o general Luís Pinto Ramalho, que terminou o seu mandato como CEME no domingo.

O Governo decidiu na quinta-feira, em Conselho de Ministros, propor ao Presidente da República a nomeação de Pina Monteiro para lugar de CEME, bem como a correspondente promoção ao posto de general.

Os chefes militares são nomeados pelo Presidente da República sob proposta do Governo.

Na quarta-feira à tarde, o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Luís Araújo, esteve reunido com Cavaco Silva para ultimar o processo de escolha do novo CEME.

O general Pinto Ramalho deixou o cargo de CEME ao fim de cinco anos de mandato.

Pina Monteiro foi comandante operacional do Exército até 2009, tendo iniciado funções no final desse ano como representante militar na sede da Aliança Atlântica, em Bruxelas.

Natural do concelho da Guarda e com 59 anos de idade, o tenente-general foi também chefe de gabinete do general Valença Pinto quando este desempenhou o lugar de CEME e de CEMGFA.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados