Açoriano Oriental
Pescadores de São Miguel podem capturar 400 quilos de chicharro por dia até 31 de dezembro

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, após solicitação dos parceiros do setor, decidiu prolongar até 31 de dezembro a autorização de captura de 400 quilos por dia de chicharro pelas embarcações da ilha de São Miguel.

Pescadores de São Miguel podem capturar 400 quilos de chicharro por dia até 31 de dezembro

Autor: AO Online/Gacs

Na ilha Terceira, as embarcações chicharreiras vão poder continuar a capturar 200 quilos diários de chicharro até ao final do ano, refere nota do Gacs.

O Secretário Regional, do Mar, Ciência e Tecnologia defendeu que esta medida tem em consideração “a estabilidade da abundância do recurso”, salientando que “o preço médio desta espécie se tem mantido constante devido à sua procura no mercado local”.

Segundo Gui Menezes, esta “medida é muito importante para o aumento do rendimento dos pescadores”.

Durante este ano, foram capturadas 434 toneladas de chicharro na Região, que corresponderam a 916 mil euros na primeira venda.

A portaria que mantém até ao final do ano a permissão para capturas em maior quantidade de chicharro nas ilhas de São Miguel e Terceira, publicada hoje em Jornal Oficial, entra em vigor quarta-feira, 1 de novembro.

Em julho, foi publicada uma portaria que permitia aos chicharreiros capturarem 400 quilos por dia entre 1 de abril a 30 de setembro, por se verificar, desde maio, maior abundância desta espécie e haver um aumento da procura nalguns períodos do ano, permissão que havia sido estendida até 31 de outubro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados