Açoriano Oriental
Pesca volta a ser permitida na zona onde encalhou CP Valour
O Governo açoriano vai levantar, a partir de sábado, a proibição da pesca na zona da ilha do Faial, nos Açores, onde encalhou o porta-contentores “CP Valour” em Dezembro de 2005.
Pesca volta a ser permitida na zona onde encalhou CP Valour

Autor: Lusa/AO
Segundo fonte do executivo açoriano, a pesca volta, assim, a ser permitida entre as Pontas dos Capelinhos e dos Cedros, depois da proibição imposta em Janeiro de 2006 para prevenir problemas de saúde pública e permitir a recuperação ambiental da zona afectada pelo acidente com o porta-contentores.

    O Governo justificou o levantamento da proibição com o resultado de análises químicas e biológicas recentes, que indicam a recuperação da zona a nível do Ambiente e dão garantias de segurança para a saúde pública.

    O "CP Valour" encalhou a 09 de Dezembro de 2005 junto à costa da ilha do Faial (Praia do Norte), quando seguia do Canadá para Espanha, com cerca de cinco centenas de contentores a bordo.

    Depois de cerca de duas semanas de operações, o navio foi retirado do local nove meses depois - em Setembro de 2006 - por um rebocador, mas afundou-se a cerca de 21 milhas a noroeste da ilha do Faial, a cerca de 1.600 metros de profundidade.

    Nos dias seguintes ao acidente, que não provocou vítimas, a carga perigosa que estava a bordo foi retirada com recurso a um helicóptero pesado, mas verificou-se uma pequena mancha de poluição, que obrigou a operações de limpeza da zona.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados