Pesca proibida no banco Condor até 2012

Pesca proibida no banco Condor até 2012

 

Lusa / AO online   Regional   14 de Mai de 2010, 14:46

A pesca vai ser proibida na área do banco Condor até 30 de abril de 2012, numa decisão hoje anunciada pelo Governo Regional dos Açores para permitir a realização de um importante estudo sobre os ecossistemas dos montes submarinos.

O monte submarino Condor, com 26 quilómetros de extensão e 7,4 quilómetros de largura, está situado a 18,5 quilómetros a sudoeste da ilha do Faial, a uma profundidade que varia entre 180 e mais de 1000 metros.

A pesca nesta zona estará proibida entre 1 de junho deste ano e 30 de abril de 2012 para garantir a execução do projeto que visa a instalação de uma estação científica de observação permanente, considerada de grande importância para o conhecimento daquela zona marinha.

Nesse sentido, fica proibida a pesca comercial e a pesca lúdica, incluindo a pesca turística, determinando a portaria do executivo regional que as embarcações que se encontrem naquela zona não podem ter a bordo artes de pesca.

O governo regional considera que o carácter inovador e multidisciplinar do projeto Condor permitirá “aumentar o conhecimento sobre os ecossistemas dos bancos e montes submarinos” dos Açores.

No mar deste arquipélago estão identificados 63 grandes montes marinhos, com altitudes superiores a 1000 metros, e 398 mais pequenos.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.