Açoriano Oriental
Pesca ao goraz suspensa temporariamente em São Miguel
A pesca ao goraz por embarcações de São Miguel, nos Açores, com a exceção daquelas com quota individual atribuída, vai estar suspensa a partir de quinta-feira e até 30 de setembro, segundo uma portaria publicada hoje em Jornal Oficial.
Pesca ao goraz suspensa temporariamente em São Miguel

Autor: Lusa/AO Online

Segundo a portaria, atendendo a que as embarcações da ilha de São Miguel, excetuando as embarcações com quota individual atribuída atingiram cerca de 90% do volume de capturas permitidas para o goraz, cumpre interditar temporariamente a pesca dirigida àquela espécie, permitindo, no entanto, a respetiva captura como acessória à pesca de espécies de profundidade, até ao máximo de 5% do total da pescaria efetuada.

A medida foi determinada após audição das associações representativas do setor da ilha de São Miguel e a Federação das Pescas dos Açores, acrescenta a portaria.

Assim, fica suspensa entre 28 de julho e 30 de setembro a pesca dirigida ao goraz (Pagellus bogaraveo) por embarcações da ilha de São Miguel, com a exceção das embarcações com quota individual atribuída.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, citado numa nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano, sublinha que este período de interdição é “uma medida de gestão” que pretende “salvaguardar o que resta da quota de São Miguel mais algum tempo, uma vez que o preço médio desta espécie tende a subir nos próximos meses”.

Segundo Fausto Brito e Abreu, nos primeiros seis meses de 2016, “este conjunto de embarcações da ilha de São Miguel capturou praticamente a mesma quantidade de goraz e peixão do que em todo o ano de 2015”, relembrando que os Açores sofreram este ano "uma redução de quota de 25%”.

Já na primeira metade deste ano, a pesca ao goraz “atingiu volumes de captura invulgarmente elevados em toda a Região", o que “poderá ser um indício de que o stock desta espécie pode estar a recuperar”, referiu, acrescentando que "os dados do cruzeiro científico dedicado ao estudo de espécies demersais, que está a decorrer neste momento, poderão confirmar esta possibilidade”.

Segundo o Governo dos Açores, a região dispõe, este ano, de 507 toneladas de quota de captura de goraz, repartidas pelo conjunto da frota do arquipélago, ilha por ilha.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados