Açoriano Oriental
Peregrinação ao santuário termina com visita da imagem peregrina às dioceses
A peregrinação internacional aniversária ao Santuário de Fátima, presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida, no Brasil, termina esta quarta-feira com a primeira visita da imagem peregrina às dioceses portuguesas.
Peregrinação ao santuário termina com visita da imagem peregrina às dioceses

Autor: Lusa/AO Online

 

Milhares de pessoas são esperadas nas celebrações, que começam às 10:00, com a missa, seguida da bênção dos doentes e procissão do adeus.

Segundo o santuário, para esta peregrinação de 12 e 13 de maio, 98 anos após os acontecimentos na Cova da Iria, inscreveram-se 164 grupos de cerca de 30 países, destacando-se entre eles os peregrinos do Brasil, sobretudo uma comitiva de 400 pessoas de Aparecida.

Na terça-feira, logo após o início das celebrações, foi entronizada uma imagem da Virgem Aparecida na escadaria norte junto ao recinto, no âmbito de um intercâmbio entre os santuários de Fátima e de Aparecida.

Hoje, as celebrações incluem o envio da primeira imagem peregrina de Fátima, que na década de 1950 percorreu o mundo e foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, para a primeira peregrinação às dioceses portuguesas.

Após deixar o templo mariano, a imagem inicia o percurso por Viseu, continuando por Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego e Coimbra.

Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Funchal, Aveiro, Angra do Heroísmo e Porto são as dioceses que seguem, culminando a peregrinação da imagem peregrina na diocese de origem, Leiria-Fátima, em maio de 2016.

O bispo de Leiria-Fátima, António Marto, considerou a iniciativa um “momento de revitalização da fé e da vida espiritual” das comunidades católicas de todo o país.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados