Açoriano Oriental
Pequim alerta para risco de "caos" e reitera apoio ao líder do Governo
Pequim advertiu que os protestos pró-democracia em Hong Kong podem empurrar a cidade para o "caos" e reafirmou o seu "forte apoio" ao chefe do Governo, CY Leung, cuja demissão é exigida nas ruas pelos manifestantes.
Pequim alerta para risco de "caos" e reitera apoio ao líder do Governo

Autor: Lusa/AO online

 

“O Governo central vai continuar firme e inabalavelmente a apoiar medidas e políticas tomadas pelo líder CY Leung e pela polícia da Região Administrativa Especial na gestão destes protestos, ilegais de acordo com a lei”, diz um editorial publicado na primeira página do Diário do Povo, jornal do órgão central do Partido Comunista Chinês, num tom alarmista.

“Se os assuntos não forem lidados de acordo com a lei, a sociedade de Hong Kong vai cair no caos”, refere o mesmo artigo.

O jornal descreve os manifestantes – que pedem sufrágio universal pleno e a demissão de CY Leung – como estando “egoisticamente” a perturbar a ordem social de uma forma que “prejudica a estabilidade social e a prosperidade económica de Hong Kong”.

Desde que a escalada dos protestos no passado domingo, Pequim tem manifestado o seu apoio total às autoridades da antiga colónia britânica e expressado a sua oposição ao que designa de “atos ilegais”.

Pequim tem vindo a censurar no interior da China informação relacionada com os protestos em Hong Kong, os quais têm levado nos últimos dias milhares de pessoas para as ruas.

Esta semana as autoridades chinesas detiveram uma dezena de ativistas em todo o país e interrogaram 60 outros que expressaram o seu apoio às manifestações pró-democracia em Hong Kong, de acordo com organizações de defesa dos direitos humanos, como a Amnistia.

Isso “só vem sublinhar a razão pela qual tantas pessoas em Hong Kong temem o crescente controlo de Pequim nos assuntos internos da sua cidade”, disse William Nee, investigador da Amnistia na China, num comunicado citado pela agência noticiosa AFP.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados