Açoriano Oriental
Pelo menos 18 mortos em ataque com bomba barril do regime em Alepo
Pelo menos 18 civis morreram esta quinta-feira num ataque com uma bomba barril perpetrado pelo regime sírio na cidade de Alepo, no norte do país, indicou um grupo de monitorização.

Autor: Lusa/AO online

 

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos relatou que a bomba barril, lançada de um helicóptero, atingiu o setor oriental da cidade dividida onde as pessoas se concentravam para comprar e vender combustível.

Na província de Idlib, no norte do país, sete civis morreram num ataque aéreo do regime próximo de uma escola, disse o diretor do Observatório sediado no Reino Unido, Abdel Rahman, à agência de notícias francesa, AFP.

As mortes ocorreram depois de o emissário da ONU, Staffan de Mistura, ter enviado uma delegação a Alepo, para tentar pôr termo aos combates ali em curso.

No domingo, uma coligação rebelde rejeitou o plano do enviado das Nações Unidas, argumentando que, entre outros problemas, não abordava a questão "da utilização pelo regime de bombas barril, proibidas pela comunidade internacional".

O Governo tem regularmente lançado bombas barril em áreas controladas pela oposição em todo o país, em particular em zonas sob controlo dos rebeldes na província de Alepo.

Os grupos de defesa dos direitos humanos têm condenado os ataques com estas bombas -- construídas de forma rudimentar a partir de barris cheios com explosivos -, classificando-os como indiscriminados, por matarem um elevado número de civis.

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, negou que o exército utilize tais bombas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados