Açoriano Oriental
Pedro Meireles acredita que acaba prova na liderança do Nacional
O piloto português Pedro Meireles (Skoda S2000) acredita que vai manter a liderança do Campeonato Nacional após o Rali de Portugal, cuja primeira etapa conta para a prova nacional, mas adverte que terminar é fundamental.
Pedro Meireles acredita que acaba prova na liderança do Nacional

Autor: Lusa/AO Online

 

"Como líder do Campeonato Nacional de Ralis (CNR) vou querer manter essa posição e penso que, se nada de especial acontecer e terminar o Rali de Portugal, manterei", disse à Lusa Pedro Meireles, numa antevisão da sua participação no Rali de Portugal, a partir de quinta-feira.

O piloto de Guimarães lidera o CNR com 52 pontos (mais 25 do que Adruzilo Lopes e mais 30,5 pontos do que o atual campeão Ricardo Moura), graças a vitórias no Rali Serras de Fafe e no Rali de Guimarães, esta última por apenas três décimos de segundo.

"Naturalmente que tenho de pensar no campeonato, e, como só tenho seis provas confirmadas, qualquer desistência para mim é muito penalizadora. E por isso [o Rali de Portugal] vai ser um misto de querer andar à frente, mas também de não querer arriscar em demasia, porque terminar a prova é fundamental", salientou Pedro Meireles.

No Rali de Portugal, quarta prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), apenas a primeira etapa (a superespecial de quinta-feira em Lisboa e as seis classificativas de sexta-feira em Silves, Ourique e Almodôvar) será pontuável para o campeonato nacional.

Por isso mesmo, Pedro Meireles correrá apenas até sexta-feira: "Não faz sentido estar a dispender mais meios, incluindo financeiros", para correr duas etapas que não contam, disse o piloto, antecipando ainda assim dificuldades no que toca a pneus.

"As principais dificuldades é que vamos ser obrigados a usar uns pneus diferentes dos que estamos habituados, uns pneus mais duros e mais pesados. A afinação para a prova vai ser preponderante. Vou fazer um teste antes, com pneus idênticos, para afinar o carro e penso que essa, sobretudo, será a grande dificuldade", sublinhou o piloto à Lusa.

Quanto às classificativas, Pedro Meireles está descansado.

"Os troços do Algarve já são conhecidos. Têm características diferentes dos troços do norte, especialmente do Rali de Fafe. No entanto, isso não é nenhuma dificuldade. A grande dificuldade vai ser encontrar o 'setup' ideal para o carro", analisou o piloto, ressalvando ainda assim que se trata de "classificativas mais longas" do que está habituado.

Sobre o candidato à vitória na geral absoluta do Rali, o piloto vimaranense não foge ao "suspeito do costume": o francês campeão do Mundo, Sebastian Ogier (Volkswagen).

"O Ogier é o maior piloto da atualidade, tem o melhor carro e, por isso, será concerteza o favorito. No entanto, o [seu companheiro de equipa Jari-Matti] Latvala tem um carro igual e é um piloto extremamente rápido, sobretudo nos pisos de terra, portanto, será o principal adversário", considerou Pedro Meireles, para quem o Polo-R está "um passo acima da concorrência".

Após a participação no Rali de Portugal, Pedro Meireles tem agendada a inscrição no Rali dos Açores (15 a 17 de maio), Rali do Centro de Portugal (07 a 08 de junho) e Rali da Madeira (01 a 03 de agosto), fechando aí a sua participação no CNR.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados