Açoriano Oriental
PE aprova redução de contribuições dos 28 para aplicar excedente em refugiados
O Parlamento Europeu aprovou um projeto de orçamento retificativo que reduz as contribuições dos Estados-membros para 2016 em 1,3 mil milhões de euros, correspondentes ao excedente de 2015, verba que pode ser usada para ajudar refugiados.
PE aprova redução de contribuições dos 28 para aplicar excedente em refugiados

Autor: Lusa/AO online

 

No texto hoje aprovado, o relator, José Manuel Fernandes (PSD), apela a que os Estados-membros usem os 1.349 milhões de euros reembolsados para cumprirem compromissos assumidos para financiamento da crise dos refugiados e de igualarem a contribuição da União Europeia (UE) para os fundos fiduciários para África e de resposta à crise síria.

Em setembro último, os Estados-membros comprometeram-se a contribuir o mesmo que a UE para os dois fundos fiduciários para a crise dos refugiados: o Fundo Fiduciário para a África e o Fundo Fiduciário Madad de resposta à crise síria.

A UE contribuiu com 1,8 mil milhões de euros para o primeiro e com mais de 500 milhões de euros para o segundo.

Até à primavera, os contributos dos Estados-Membros tinham-se ficado pelos 82 milhões de euros para o fundo para a África e 69 milhões de euros para o fundo fiduciário de resposta à crise síria.

José Manuel Fernandes, num relatório aprovado por 591 votos a favor, 68 contra e 44 abstenções, estima que serão necessários mais 2,1 mil milhões de euros dos Estados-membros para igualar a contribuição da UE.

"Se os Estados-membros utilizassem o excedente de 2015, no valor de 1,3 mil milhões de euros, para reforçar os fundos fiduciários, estariam a enviar um sinal de que estamos unidos e empenhados em encontrar uma solução para uma crise que nos afeta a todos", diz o eurodeputado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados