Açoriano Oriental
PCP recorda "intervenção na luta antifascista"
O PCP recordou hoje a "intervenção na luta antifascista e pela liberdade" de Maria Barroso, que morreu hoje, aos 90 anos, num hospital de Lisboa, onde estava internada, em estado grave, devido a um traumatismo intracraniano.

Autor: Lusa/AO Online

Num curto comunicado, o partido comunista expressou ao PS e à família as condolências pela morte de Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares.

“Evocamos sobretudo, para lá do percurso e dimensão cultural, a sua intervenção na luta antifascista e pela liberdade na qual o seu papel na solidariedade com os presos políticos é expressão”, destaca a nota do PCP enviada à agência Lusa.

Maria Barroso estava internada desde 26 de junho passado devido a uma queda, foi-lhe depois diagnosticado um derrame intracraniano e entrou em coma no mesmo dia.

Casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel.

Maria Barroso foi atriz e uma das fundadoras, em 1973, do Partido Socialista, liderado por Mário Soares.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar.

Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu Soares.

O corpo de Maria Barroso Soares estará em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados