Açoriano Oriental
PCP lamenta postura do Governo português como "dos mais devotos da ofensiva" da UE
O PCP considerou sexta-feira que o acordo anunciado com a Grécia foi rodeado de "chantagem, pressão e imposição" e lamentou a postura do Governo português, por ter sido "dos mais devotos seguidores da ofensiva desencadeada pela União Europeia".

Autor: AO/Lusa

 

“O PCP condena a postura do Governo português, que vergonhosamente se afirmou como um dos mais devotos seguidores da ofensiva desencadeada pela União Europeia, visando a imposição da continuação de políticas de retrocesso social e empobrecimento”, refere um comunicado hoje divulgado.

Indicando que é ainda necessária uma análise posterior ao conteúdo e consequências do acordo hoje alcançado, o PCP considera já que as orientações e limites impostos pela União Europeia (UE) são “inaceitáveis constrangimentos” ao desenvolvimento dos países e à sua vontade soberana.

“O PCP denuncia todo o processo de chantagem, pressão e imposição que rodeia o acordo agora anunciado, em que fica bem patente a hipocrisia da União Europeia e dos seus principais responsáveis”, indica a nota.

Para os comunistas, o que o atual acordo testemunha é “a natureza e objetivos da política da UE de intensificação da exploração e redução dos direitos dos trabalhadores”.

O PCP expressa ainda a sua solidariedade aos trabalhadores e povo grego, valorizando o papel da sua luta “na defesa e conquista de direitos e da melhoria das suas condições de vida”.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, anunciou que a reunião de hoje dos ministros das Finanças da zona euro, em Bruxelas, permitiu chegar a um acordo sobre o prolongamento da assistência financeira à Grécia.

Dijsselbloem precisou que a assistência foi prolongada por quatro meses, embora o pedido de Atenas fosse de seis meses, e, em contrapartida, as autoridades gregas comprometeram-se a conduzir uma série de reformas, em linha com as condições previstas no atual programa, tendo que apresentar já na próxima segunda-feira uma lista com medidas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados