Açoriano Oriental
PCP destaca aposta nas energias renováveis na ilha do Corvo
O coordenador regional do PCP/Açores, Aníbal Pires, destacou hoje a aposta nas energias renováveis que está a ser feita na ilha do Corvo, a mais pequena do arquipélago, através de projetos de aproveitamento eólico, hídrico e solar.
PCP destaca aposta nas energias renováveis na ilha do Corvo

Autor: Lusa/AO online

Aníbal Pires, que visitou hoje aquela ilha na qualidade de deputado regional, afirmou à Lusa que os projetos em curso podem tornar o Corvo "totalmente independente das energias fósseis".

Um desses projetos visa a instalação de painéis solares para o aquecimento da água potável nas casas da ilha, o que vai permitir reduzir substancialmente o recurso ao gás butano no Corvo.

"Há também um projeto de aproveitamento da energia hídrica, através da construção de uma segunda lagoa artificial, que, em complemento com a energia eólica, poderá tornar o Corvo totalmente independente de energias fósseis", frisou Aníbal Pires.

O coordenador regional do PCP/Açores defendeu, por outro lado, a necessidade de se melhorarem os transportes marítimos de mercadorias para a mais pequena ilha do arquipélago, onde se registam durante o inverno casos pontuais de rutura no abastecimento de alguns artigos de primeira necessidade.

Aníbal Pires salientou esperar que o concurso público lançado pelo Governo Regional para assegurar as ligações marítimas entre o Corvo e a vizinha ilha das Flores possa resolver este problema.

A melhoria das acessibilidades ao Corvo, segundo o dirigente comunista, passa também pelo aumento e requalificação do Porto da Casa, a única infraestrutura portuária da ilha, que se torna inoperacional quando está mau tempo.

Nesta visita à ilha, Aníbal Pires esteve reunido com o presidente da Câmara de Vila do Corvo e deslocou-se ao lar de idosos, que afirmou estar "superlotado" e a necessitar de obras de ampliação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados