Patrão Neves pede comunicação da CE sobre regime pós-quotas

Patrão Neves pede comunicação da CE sobre regime pós-quotas

 

Lusa/AO Online   Regional   25 de Set de 2010, 08:15

A eurodeputada do PSD, Maria do Céu Patrão Neves, defendeu hoje a necessidade "urgente" de "alguma comunicação" da Comissão Europeia para que a fileira do leite se possa adaptar ao regime que se seguirá ao fim das quotas.

“Só sabemos que as quotas leiteiras vão terminar em 2015. O Grupo de Alto Nível do Leite apresentou as suas conclusões em junho, estamos em setembro e esperamos que venha alguma comunicação por parte da comissão já em outubro ou novembro sobre o setor do leite”, afirmou Maria do Céu Patrão Neves em declarações aos jornalistas.

A eurodeputada açoriana do PSD, depois do 'périplo do leite' realizado no ano passado, deslocou-se hoje a algumas das principais unidades industriais do setor em S. Miguel.

No final das visitas, considerou ser "urgente que comecem a surgir documentos que estabeleçam de uma forma clara o que vai ser o futuro, se não a fileira não tem meios porque não sabe a que se terá que adaptar".

Por essa razão, afirmou que existe no setor “um sentimento comum de forte apreensão”, que frisou ser motivada pelo desconhecimento: "Existem muito sérias desconfianças em relação à contratualização", afirmou, salientando que "não está especificada como vai ser feita" e que "não é suficiente" apenas ao nível de produtores e indústria, devendo abranger a distribuição e comercialização.

Maria do Céu Patrão Neves defendeu ainda a necessidade de o POSEI “incluir o apoio ao transporte” dos Açores para o exterior”, recordando que este programa não prevê atualmente ajudas nesta área, o que “compromete" a competitividade.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.