Açoriano Oriental
Passos Coelho participa na reunião do PPE
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho participa sábado à noite, em Bruxelas, na cimeira do Partido Popular Europeu (PPE), que antecede o Conselho Europeu e a cimeira da Zona Euro de domingo, disse à Lusa fonte partidária.
Passos Coelho participa na reunião do PPE

Autor: Lusa/AO Online

A reunião daquela que é a principal família política europeia – o PPE conta atualmente com 17 dos 27 chefes de Estado ou de Governo da União Europeia – decorrerá entre as 19:30 e 22:30 locais (18:30 e 21:30 de Lisboa), e visa preparar a cimeira de líderes europeus que se celebra igualmente em Bruxelas no dia seguinte.

Na reunião participam, além dos 17 líderes europeus pertencentes à família do PPE, os presidentes das três instituições europeias, todos eles também do mesmo grupo, designadamente Durão Barroso (Comissão Europeia), Herman van Rompuy (Conselho) e Jerzy Buzek (Parlamento Europeu), ainda os principais líderes da oposição do PPE e, como convidada, Jadranka Kosor, primeira-ministra da Croácia, país que em 2013 aderirá à UE.

Domingo de manhã terá lugar na capital belga o Conselho Europeu, a partir das 10:30 locais (09:30 de Lisboa), decorrendo da parte da tarde, a partir das 16:00, uma cimeira de líderes da Zona Euro.

Desta feita os Socialistas Europeus não organizam qualquer mini-cimeira preparatória do Conselho Europeu, mas o secretário-geral do PS, António José Seguro, estará em Bruxelas na quinta-feira, no âmbito do seu primeiro “périplo” europeu, sendo recebido pelo presidente da Comissão Europeia à tarde e jantando de seguida com a delegação socialista ao Parlamento Europeu.

As cimeiras de líderes europeus do próximo domingo vão ser antecedidas de uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro (Eurogrupo) na sexta-feira e dos 27 (Ecofin) no sábado, nas quais participará o ministro Vítor Gaspar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados