Açoriano Oriental
Passos Coelho garante apoio à entrada da Sérvia na União Europeia
Os primeiros-ministros de Portugal e da Sérvia abordaram hoje as relações bilaterais nas áreas política, económica e cultural num encontro em São Bento, com Pedro Passos Coelho a garantir apoio à adesão da Sérvia à União Europeia.
Passos Coelho garante apoio à entrada da Sérvia na União Europeia

Autor: Lusa/AO Online

Passos Coelho afirmou que os dois países têm “desenvolvido uma relação muito próxima”, recordando o primeiro tratado assinado entre Portugal e a Sérvia celebrado há 100 anos, e que “a Sérvia tem todas as condições para ser o próximo país a integrar a União Europeia”.

As relações comerciais entre os dois países “são ainda relativamente incipientes”, e para “muitas empresas portuguesas, a posição geográfica da Sérvia pode ser uma grande oportunidade”, disse o primeiro-ministro português.

Passos Coelho referiu também os “acordos de comércio que a Sérvia tem”, quer nos Balcãs quer na Europa oriental, que “podem ser extremamente diferenciadores para os investidores portugueses”, e que para a Sérvia interessa a posição de Portugal “junto dos países do Mercosul e África”, nomeadamente Angola.

Toda a “região dos Balcãs é indispensável para uma Europa unificada, não é possível ter a Europa sem os Balcãs e não é possível ter os Balcãs dentro da Europa sem ter a Sérvia”, acrescentou Passos Coelho.

O primeiro-ministro sérvio, Mirko Cvetkovic, em declarações conjuntas aos jornalistas no final da reunião, reforçou “o total apoio de Portugal às aspirações servias”, de fazer parte da União Europeia.

Mirko Cvetkovic referiu-se também às relações entre a Sérvia e o Kosovo defendendo uma “solução de paz para a região que pode e deve ser resolvida por via diplomática”, e do diálogo.

O primeiro-ministro sérvio afiançou ainda que “o comércio e o investimento num período de crise, pode beneficiar os dois países”, temas que serão aprofundados esta noite, durante um jantar oferecido por Passos Coelho.

A agenda incluiu ainda a atual situação do Médio Oriente, assuntos relacionados com as Nações Unidas e a possibilidade de envolver o Instituto Camões na relação cultural.

No âmbito da visita do primeiro-ministro sérvio, na terça-feira, vai realizar-se a conferência “Oportunidades de Negócios na Sérvia", que visa mostrar aos empresários nacionais as oportunidades de investimento no país.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados