Açoriano Oriental
Partidos da oposição e do Governo defendem construção de nova cadeia em Ponta Delgada
Os partidos do Governo e da oposição defenderam hoje, no parlamento, a necessidade "urgente" da construção de um novo estabelecimento prisional em Ponta Delgada, já que o atual edifício, com cerca de 150 anos, está degradado e em sobrelotação.
Partidos da oposição e do Governo defendem construção de nova cadeia em Ponta Delgada

Autor: Lusa/AO Online

Foram hoje discutidas em plenário projetos de resolução do PSD, BE, PCP e CDS-PP que recomendam ao Governo socialista o avanço da nova prisão.

Para a deputada do PSD Berta Cabral, “é altura de avançar com o novo estabelecimento prisional de Ponta Delgada”, nos Açores. Para isso, a social-democrata pede que “o Orçamento de Estado para 2016 contemple verbas para o efeito”.

De acordo com Berta Cabral, eleita pelo círculo dos Açores, “há largos anos” que o edifício da cadeia de Ponta Delgada está “em situação de quase insustentabilidade operacional”.

O mesmo foi defendido por Carlos César, do PS, que criticou o CDS-PP e o PSD por não terem avançado com a construção enquanto foram Governo.

O também ex-presidente do Governo Regional dos Açores recordou que, na semana passada, após um encontro com o primeiro-ministro, António Costa (PS), o atual presidente do Governo dos Açores, o socialista Vasco Cordeiro, anunciou a construção da nova cadeia, informando que, “dentro em breve, deslocar-se-ão aos Açores técnicos que poderão fazer uma escolha das várias possibilidades de local que existem”.

O estado de degradação do edifício foi também apontado por António Filipe, do PCP, como uma das razões para que seja tomada a “decisão inadiável” de se construir uma nova cadeia em Ponta Delgada.

Como “a sua mais imediata realização demorará alguns anos”, o deputado comunista defendeu que a construção de um novo estabelecimento prisional deve ser acompanhada “de obras de renovação do atual edifício”.

A deputada do CDS-PP Vânia Silva sublinhou que a construção de um novo edifício é uma “realidade antiga e premente”.

A deputada congratulou-se com a “pressa” do Governo em iniciar a sua construção.

“As condições da cadeia e solução da sua construção não são novas. O PS conhecia-as, lançou a primeira pedra no verão de 2010 e não avançou. Na mesma altura decidiu avançar com projeto de Angra de Heroísmo, problema não tão antigo e não tão necessário”, afirmou.

De acordo com Vânia Silva, o PSD [quando era Governo] já ponderava a melhor altura para dar início à obra”.

“O PS está a tomar uma atitude de saudar. É de saudar que concorde com as bancadas da direita e dê continuidade a algo que já estava a ser trabalhado”, afirmou.

Para deputado do Bloco de Esquerda (BE) Pedro Filipe Soares, o atual estabelecimento prisional de Ponta Delgada, onde há “indignidade e atropelo dos Direitos Humanos”, é “um exemplo do que não deveria existir em Portugal”.

Pedro Filipe Soares notou um “embaraço bastante claro” nas intervenções do PSD e do CDS-PP, que considerou terem “o descaramento de quem, estando no Governo, não resolveu um problema tão premente”.

“É uma demonstração de irresponsabilidade de quando estiveram no poder”, disse.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados