Açoriano Oriental
Política
Parlamento inicia terça-feira discussão do plano e orçamento
A Assembleia Legislativa dos Açores inicia terça-feira a discussão das propostas de plano e orçamento para 2011 apresentadas pelo executivo regional, que deverão ser aprovadas apenas com os votos da bancada socialista, agora liderada por Berto Messias.
Parlamento inicia terça-feira discussão do plano e orçamento

Autor: Lusa/AO online
Os partidos da oposição parlamentar ainda não revelaram o sentido do seu voto, todos devem apresentar propostas, nomeadamente no que se refere ao plano da região para o próximo ano, mas o mais provável é que nenhum vote favoravelmente os documentos no plenário.

O Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2011 proposto pelo executivo ascende a 1354,3 milhões de euros (ME).

Nas despesas, o funcionamento dos serviços e organismos da administração regional ascende a 610,6 ME, enquanto 506,7 ME serão afectos ao Plano Anual de Investimentos e 237 ME às denominadas operações extra-orçamentais.

Relativamente às receitas, o executivo espera arrecadar 563,3 milhões de euros em receitas próprias, com especial destaque para as receitas fiscais, que estima em 522,9 ME.

Em impostos directos, o documento estima uma receita de 187,3 milhões de euros em IRS e de 35 milhões em IRC, enquanto os impostos indirectos devem ascender a 326,5 ME, destacando-se o IVA (201,2 ME) e o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (55 ME).

Em 2011, o executivo açoriano estima ainda que as transferências do Estado ascendam a 352,2 milhões de euros e que as verbas provenientes da União Europeia atinjam 169,4 milhões.

A proposta de orçamento regional autoriza ainda o executivo a contrair empréstimos até ao montante de 50 milhões de euros, mas proíbe os fundos e serviços autónomos de contrair empréstimos que aumentem o seu endividamento líquido.

Por seu lado, a proposta de plano regional para 2011 prevê que o investimento público ascenda a 801,3 ME, dos quais 506,6 milhões garantidos por verbas próprias.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados